segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Caderneta de Poupança


         Caderneta de Poupança

A Poupança é um tipo de conta que você pode abrir em qualquer banco, e que paga um rendimento mensal em cima do valor depositado. Faz parte dos investimentos em renda fixa. Grande parte da popularidade da Poupança se deve a sua simplicidade. Ela nasceu para levantar fundos para o financiamento imobiliário. Todas as instituições seguem exatamente as mesmas regras. Portanto, ela funciona como um investimento, que se tornou muito famoso entre os brasileiros por causa de características como:
  •          Facilidade e segurança.
  •          Isenção de Imposto de Renda (Pessoa Física).
  •          Liquidez para sacar o dinheiro.
A remuneração da Caderneta de Poupança é feita a cada mês completado. Recursos resgatados antes da chamada data de aniversário perdem a remuneração do mês em curso. Exemplo: Aplicação feita dia 05 de junho só irá ter remuneração dia 5 de julho.
Se você realizar vários depósitos em datas diferentes, a sua conta pode ter várias datas de aniversário. E se eles forem realizados nos últimos dias do mês (29, 30 ou 31), a data de aniversário considerada será o dia 1º do mês seguinte.
Um cuidado que o investidor deve ter e que faz toda a diferença para quem aplica seu dinheiro em Poupança é de evitar fazer saques em data diferente da data de aniversário. Se a data de aniversário não cair em dia útil, evite sacar no dia útil anterior, para não perder o rendimento do mês sobre o valor sacado.
A regra de remuneração vigente desde 04 de maio de 2012 determina que, para cálculo dos juros, seja observado o índice de 0,5% ao mês, sempre que a meta da taxa SELIC for maior que 8,5% a.a. Se a meta da SELIC for igual ou inferior a 8,5% a.a., o índice corresponderá a 70% da meta.
Para os valores depositados até 03/05/2012, é assegurado o rendimento fixo de 6% a.a. Em qualquer dos casos, é acrescido o valor correspondente à variação da TR, pelo tempo em que os valores forem mantidos em poupança, para consolidação da remuneração integral dos valores depositados.
Caso a sua conta possua depósitos efetuados nos dois períodos, saiba que os saques, transferências e quaisquer débitos em conta serão retirados primeiro do saldo dos depósitos novos (realizados a partir de 4/05/20112) e, por fim, do saldo dos depósitos antigos (realizados até 03/05/2012).

Referências
- Cerbasi, Gustavo. Investimentos Inteligentes (Rio de Janeiro, 2008).


Veja Também:

- Debêntures

Um comentário:

  1. Hoje a poupança está dando um retorno de 0,37% a.m sobre o capital investido. É a pior rentabilidade que existe no mercado de renda fixa. Portanto, não vale a pena deixar seu dinheiro parado na caderneta de poupança.

    ResponderExcluir